segunda-feira, 4 de março de 2013

Análise Índice PSI-20 de 04 de Março de 2013.

Boa noite.

Hoje tivemos um dia de continuação da queda iniciada no PSI-20 a 25 de Janeiro, tendo estes últimos dias caracterizado mesmo um "acelerar" da queda.

Hoje com uma queda de 0,44% para os 5.912, aproxima o PSI-20 da sua linha de tendência ascendente, o que lhe atribui um target na queda para a zona dos 5.745 e os 5770 pontos, caso aconteça a reversão, penso que só terá alguma "importância" no médio prazo se quebrar de forma consistente os 6.085, o que indicaria que teria quebrado a média móvel de 12 dias, dando assim um sinal adicional de força do PSI-20.

Todo este sentimento, mais uma vez teve as ajudas políticas e de macro-economia, desta vez com uma pitada de sal, com a questão da carne de cavalo por vaca, que no caso da Jerónimo Martins invalidou a análise técnica quebrando em dois dias o que vinha construindo desde Julho de 2012. Mas penso que seja sol de pouca duram o negócio da Jerónimo Martins não mudou, os fundamentais estão lá, pelo que com naturalidade iremos ver a cotação a voltar para os trâmites que estávamos habituados. Pode no entanto ter sido óptimo para reforçar, quem tem ou entrar.

Por fim destaco também de forma positiva a ZON, que não transparece qualquer pressão vendendora, descarantando assim para já esta tendência negativa do PSI-20, continuando acima da média móvel de 12 dias e sem grandes oscilações ou quaisquer sinal de inversão.

Deixo de seguida a imagem e o vídeo que suportam esta análise.


E por fim o vídeo.


Obrigado e agradeço os comentários.



5 comentários:

  1. Boa noite Careca da Bolsa,

    Tenho-o ouvido analisar os vários titulos do PSI, em termos técnicos que gostaria de compreender melhor. Há uma observação que faz que não consigo compreender relativamente a valores absolutos. Indo directo ao assunto a minha questão é a seguinte:
    Há valores para os quais devemos considerar o titulo oversold ou overbought em termos absolutos, ou estes valores vao sempre depender da comparação das n sessoes anteriores do titulo que estamos a analisar?
    Queria também deixar a minha opiniao sobre o PSI20. Na minha perspectiva, hoje já tocou na lta, ou reage amanha com uma subida por pequena que seja, ou entao, ai sim poderemos ter as quedas a acelerar até a zona dos 5640/5740.
    Em breve saberemos o destino do PSI.

    Obrigado pelo excelente e tão objectivo trabalho!

    NuTav

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As afirmações de ovebought ou oversold são baseadas nos indicadores, no caso o RSI,não no preço da acção. Caso o RSI esteja acima de 70 entra em terreno overbought, abaixo de 30 está oversold. É com este oscilador de momentum que me baseio para essas afirmações ( pode ver mais detalhes sobre este osciladora aqui: http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:relative_strength_index_rsi )

      Eliminar
    2. Ola Careca da Bolsa, não tinha a certeza que valores ter como referência para considerar overbought ou oversold. Fico com a tua referencia do 30 e 70... Obrigado!

      NuTav

      Eliminar
  2. Careca:

    Tem feito um óptimo trabalho, faltando apenas um pormenor para ser excelente: regularidade!
    Será que pelo menos uma vez a meio da semana (ex: quarta-feira) e outra ao fim-de-semana poderia brindar-nos com a sua análise?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo.
      Tentarei, na verdade a disciplina é essencial para conseguir vingar no mundo da bolsa.
      Obrigado pela atenção.

      Eliminar