segunda-feira, 30 de julho de 2012

Análise Técnica Índice PSI20 de dia 27 de Julho de 2012

Boa noite.
A semana acaba com dois dias muito fortes, motivados por motivos técnicos e por questões "fundamentais". O motivo técnico e quero acreditar que apesar de tudo foi o que "funcionou", foi o suporte dos 4400 pontos, que para tantos investidores representa, neste momento, uma linha dura de suporte ao índice. A quebra desta linha é apresentada como a volta do Apocalipse à nossa bolsa, o que com a situação da Espanha poderemos ter em todo o seu esplendor as portas do tal Apocalipse abertas e onde todos vamos entrar.

Mas tenho de ser um optimista e agir conforme os sinais do gráfico, e no PSI-20 o que temos é a reacção forte aos 4400 pontos, apesar de o volume não ser superior ao "habitual", o que seria também interessante. No entanto esta reacção é acompanhada de sinal de subidas do lado "longo" do estocástico ( vulgo compras, mas estamos a falar de um índice e não do respectivo ETF ), quer o RSI quer o MACD ( que ainda não deu o seu sinal de compra) estão em terrenos oversold e com margem para subidas. 
Como próximas resistências temos:
  1.  a zona da Médias Móveis entre os 4655 ( da MM52 )
  2.  e os 4704 ( da MM12 ), sendo que os
  3. 5105 pontos representam a resistência forte que para mim dá um sinal claro de inversão do índice para BULL no médio prazo
Suporte temos 
  1. 4400 pontos ( já referido atrás )
Deixo a imaegem para consulta:


Acções em destaque, deixo a SONAE e a ALTRI, ambas com sinais interessantes de quebra da MM12, sendo que no entanto a ALTRI tem uma LTA já com vários toques o que a torna, para mim, mais interessante e com indicadores, mais "certos" onde nos apoiarmos.

O Estocástico em ambas está com margem de subida e apresenta um sinal, a corroborar a quebra da MM12.

Gráfico da Altri


Gráfico da SONAE ( a LTA está a tracejado, porque ainda não é válida, falta o 3º toque )


Sem comentários:

Enviar um comentário