segunda-feira, 8 de abril de 2013

Análise PSI-20 de dia 08 de Abril de 2013

Boa noite.

Hoje não publico o meu vídeo, porque o sw grátis que uso para o gravar, não está a querer colaborar, e basicamente dá erro e tenho de perceber porque raio tal acontece.

Voltando ao que interessa, é facilmente verificar que o nervosismo anda no ar, no entanto durante o dia de hoje houve um certo aliviar de pressão, sobre as cotadas, acabando por haver várias acções que terminaram o dia, formando velas DOGI, como que aguardando por um fecho de semana mais positivo. No entanto estes dogis, poderão vir a ser apenas sinais de continuação se durante o dia de amanhã, ou nos próximos dias não acontecer um sinal técnico de inversão, que seria fechar acima.

Pela imagem que podemos ver em baixo, o PSI-20 desde o último topo a 15 de Março, tem vindo a quebrar barreiras, e o sinal final, foi mesmo a quebra da Média Móvel de 12 dia, sendo que neste momento a grande barreira do PSI-20 é a resistência dos 5.750 ponto, no entanto aponto mais para uma queda para os 5.310, como suporte de curto prazo.

Em termos de indicadores, como se pode ver na imagem temos o indicadores em oversold, podendo haver um sinal de entrada, bastando apenas uma melhoria de sentimento nos mercado em termos europeus.


Podemos até dizer que a culpa desta instabilidade é do Tribunal Constitucional, ou mesmo do Governo, mas não penso ser esta a principal motivação da instabilidade, que não nos deixa sair deste suplício diário. Aqui é mesmo a falta de vontade de uma Europa à deriva, que teima em não avançar de forma efectiva para uma mutualização de dívida, com uma supervisão europeia dos orçamentos de cada país, a federalização, poderá a meu ver, ser a solução para a Zona Euro sair finalmente de uma crise que originou nos Estados Unidos, mas ao que parece já ninguém  se lembra. 
 
Também ajudará e bastante, se eliminarem as batotas, dos paraísos fisicais e a permissão que estados membro compitam com benefícios fiscais, para empresas que levam essas mesmas empresas a mover apenas as sedes para lá.
 
Só poderemos vir a ser competitivos dentro do Euro, se os Juros forem iguais para todos os países integrantes da zona Euro, assim teríamos a mesma inflacção, a mesma moeda, o mesmo custo do dinheiro e os nossos empresários as mesmas condições, para poderem vingar e aproveitar o que temos de bom no nosso país.
 
Não temos matérias primas? Temos sim, chamam-se Portugueses, nós adaptamos-nos em qualquer país, somos vistos como excelentes profissionais, dinâmicos, versáteis, excelentes no diálogo com diferentes culturas. Se funcionamos bem lá fora, porque falhamos cá dentro?

Troika, deixem-nos trabalhar? Abram-nos as portas do crescimento, para podermos começar já a trabalhar na evolução da economia. Sem a Europa não vamos lá, precisamos mais dela do ele de nós, por isso precisamos que os responsáveis deste país, convençam, argumentem, mas principalmente defendam o país.

Abraço a todos.

1 comentário: