terça-feira, 27 de abril de 2010

A bolsa em queda livre a sociedade para lá caminha

Ora cá estamos, fui apanhado na onda do pessimismo, não respeitei as regras e agora terei de me aguentar à bronca é assim a vida, terei de tirar ilações, ao menos não pago mais valias.

Hoje o mercado justificou voltar ao blog e actualizá-lo, visto que já não o fazia à muito tempo.

Deixo aqui claro que não acho que os trabalhadores têm direito à greve, que é algo que foi ganho com esforço para ser usado de forma justa e como método de reivindicação, de luta.

Agora comparo sem qualquer problema e claramente a luta de hoje às reinvindicações dos pilotos da TAP, como exemplo plagio um parágrafo de Pedro Santos Guerreiro , onde se pode ler o seguinte:

(...)
Quem dera a muitos trabalhadores do sector privado terem nos últimos anos os aumentos de poder de compra destas empresas do Estado. Em 2009, foram 3,7% na CP, Carris e Refer, 5,36% na Soflusa, 3,89% na Transtejo (além de 2,6% nos CTT, também em greve, e de 3,2% na Função Pública).
(...)

Onde está a justiça? Quem é que paga o prejuízo causado hoje ao país com esta greve? As pessoas que perderam o dia que não não têm justificação a chegar ao trabalho, porque não há ligações.

Quer este sindicato quer a grande maioria dos outros, e guardo aqui um lugar de realce para a FENPROF e o seu grande líde Mário Nogueira, estão a operar como aquilo que podemos designar o sindicalismo autista, a banda a tocar com o titanic a afundar, o país está à beira da ruptura o limite, estamos a falar de salários por pagar, a incapacidade de comprar o quer que seja lá fora, como hoje ouvi, a falta de comida nas prateleiras dos supermercados e aí seremos todos mais pobres, os que têm ou não empregos, todos perdemos não há aqui beneficiados ou remediados.

Vamos travar, abruptamente, as grandes obras vão parar, as empresas vão retrair no investimento e sem grande problema o desemprego vai subir, com a subida dos problemas sociais ( França aqui tão perto ), e aí os sindicatos ficam sem sindicalistas para "proteger", porque não o fizeram e contribuiram para o dsemprego de todos.

Os próximos dias poderão ser dos mais importantes desde o 25 de Abril.

A análise à bolsa ( que é para isso que criei este blog ) que faço é.... se estão fora da bolsa deixem-se estar, se está dentro, avalie com muita calma se não deverá sair ou deverá aguentar o tranco.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário